Plano de Aula interdisciplinar: Língua Portuguesa - Matemática ( geometria) e Arte : Maria José Zuzzi Sampaio - 5º Ano A
Estruturante-Geometrias e Arte - Representação-Kandinsky.
Conteúdo Basico-Geometria
Plana.
Conteúdos Específicos:
Medidas, Noções de Ponto, Reto e Plano, construção de figuras geométricas.
Justificaticativa:
Desde a infância nos deparamos com situações que lembram noções de espaço e
formas de objetos. Dessa forma vamos adquirindo conhecimento sobre a Geometria
e aí vem a necessidade de desenvolver a capacidade de observação de observação
do espaço, visando compreender, descrever e representar de forma organizada o
mundo físico. O conhecimento sobre formas geométricas e sua características são
necessárias em situações do cotidiano, assim ampliando o conhecimento
proporcionara ao educando uma visão melhor do mundo que o cerca.
Objetivos: Compreender utilizar a arte como
linguagem e modo de expressão, articulando a percepção do objetivo, a
imaginação, a emoção, a memória, a sensibilidade e a reflexão para reproduzir;
Contextualizar
e introduzir a Arte;
Observar
os quadros de Kandinsky e identificar formas geométricas que aparecem nas
imagens.
Identificar
Ponto, Reta, Plano, Simetria, Polígonos, Poliedros, Retos Paralelas e Semi Retas.
Procedimentos: 1-
Introduzir em partes e em parágrafos.
“O
que é Arte”.
Quem
faz a arte?
Por
que o mundo necessita de arte?
Como
entendemos a arte?
O
que é estilo? Por que rotulamos os estilos de arte?
Como
conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?
Como
as idéias se espalham pelo mundo?
2-Desenvolver
as atividades, aguçando a curiosidade dos alunos, explorando através do livro
didático de matemática, natureza, revistas, internet, a beleza das formas
geométricas, etc. Em seguida trabalhar as atividades envolvendo retas, pontos,
planos, e construção e planificação de polígonos. Os conteúdos devem ser
compreendidos e muitos deles devem ser automatizados, pois aprende-se
matemática para a vida. O uso de material concreto é muito importante. É mais fácil compreender e perceber
determinadas relações quando manipulamos e observamos visualmente, mostrando a
beleza da geometria e a sua importância no nosso dia a dia.
Recursos: Quadro
de Giz, Régua, Lápis, Caderno de Desenho,Imagem de Xerox de pinturas de Wassily
Kandinsky e Livro de Matemática-Ápis-“ Luis Roberto Dante”,5º Ano, editora
Ática p.28 a 50.
Nossa que trabalho fantástico. Digno mesmo de se divulgar pelas redes sociais. Educação também é lição de cultura. Cultura é o que produzimos e neste sentido, parabéns a todos os participantes deste lindo projeto que estrutura e auxilia no processo de formação de crianças, principalmente para a minha mamãe. Ai que orgulho! Denise Teodoro Sampaio
ResponderExcluirFoi muito criativo criar um grupo só para a escola.
ResponderExcluirMinha professorinha.
Obrigada Denise e Gabriel!A Mazé é realmente uma professora muito dedicada!Faz tudo com amor e carinho!!!
ResponderExcluir