Amigos visitantes!!!

Sejam bem vindos ao blog da Profª Lurdes da escola"Nelson Damasceno".



Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Arte 5º ano A - Professora Mazé










Plano de Aula interdisciplinar: Língua Portuguesa - Matemática ( geometria)  e Arte : Maria José Zuzzi Sampaio - 5º Ano A

Estruturante-Geometrias e Arte - Representação-Kandinsky.

Conteúdo Basico-Geometria Plana.

Conteúdos Específicos: Medidas, Noções de Ponto, Reto e Plano, construção de figuras geométricas.

Justificaticativa: Desde a infância nos deparamos com situações que lembram noções de espaço e formas de objetos. Dessa forma vamos adquirindo conhecimento sobre a Geometria e aí vem a necessidade de desenvolver a capacidade de observação de observação do espaço, visando compreender, descrever e representar de forma organizada o mundo físico. O conhecimento sobre formas geométricas e sua características são necessárias em situações do cotidiano, assim ampliando o conhecimento proporcionara ao educando uma visão melhor do mundo que o cerca.

Objetivos: Compreender utilizar a arte como linguagem e modo de expressão, articulando a percepção do objetivo, a imaginação, a emoção, a memória, a sensibilidade e a reflexão para reproduzir;

Contextualizar e introduzir a Arte;

Observar os quadros de Kandinsky e identificar formas geométricas que aparecem nas imagens.

Identificar Ponto, Reta, Plano, Simetria, Polígonos, Poliedros, Retos Paralelas e Semi Retas.

Procedimentos: 1- Introduzir em partes e em parágrafos.

“O que é Arte”.
Quem faz a arte?
Por que o mundo necessita de arte?
Como entendemos a arte?
O que é estilo? Por que rotulamos os estilos de arte?
Como conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?
Como as idéias se espalham pelo mundo?
2-Desenvolver as atividades, aguçando a curiosidade dos alunos, explorando através do livro didático de matemática, natureza, revistas, internet, a beleza das formas geométricas, etc. Em seguida trabalhar as atividades envolvendo retas, pontos, planos, e construção e planificação de polígonos. Os conteúdos devem ser compreendidos e muitos deles devem ser automatizados, pois aprende-se matemática para a vida. O uso de material concreto é muito importante.  É mais fácil compreender e perceber determinadas relações quando manipulamos e observamos visualmente, mostrando a beleza da geometria e a sua importância no nosso dia a dia.

Recursos: Quadro de Giz, Régua, Lápis, Caderno de Desenho,Imagem de Xerox de pinturas de Wassily Kandinsky e Livro de Matemática-Ápis-“ Luis Roberto Dante”,5º Ano, editora Ática p.28 a 50.












3 comentários:

  1. Denise Teodoro Sampaiosábado, setembro 14, 2013

    Nossa que trabalho fantástico. Digno mesmo de se divulgar pelas redes sociais. Educação também é lição de cultura. Cultura é o que produzimos e neste sentido, parabéns a todos os participantes deste lindo projeto que estrutura e auxilia no processo de formação de crianças, principalmente para a minha mamãe. Ai que orgulho! Denise Teodoro Sampaio

    ResponderExcluir
  2. Foi muito criativo criar um grupo só para a escola.
    Minha professorinha.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Denise e Gabriel!A Mazé é realmente uma professora muito dedicada!Faz tudo com amor e carinho!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: